Posted on

Presilha de fixação

As Presilhas de fixação são utilizadas nas mais diferentes máquinas operatrizes como, por exemplo, prensa injetora, fresadora, tornos, etc. As presilhas de fixação são fabricadas sempre obedecendo as respectivas normas para cada modelos, dentre as principais normas destacam-se DIN 6314, DIN 6315, DIN 6316 e DIN 6322.

As Presilhas de fixação são peças fabricadas em ferro nodular ou aço suportando assim elevadas capacidades de cargas e pressões. Sua principal função é fixar o molde, estampo ou matriz na respectiva máquina a ser instalado o ferramental para produção de alguma futura peça.

As presilhas são projetadas em diversos tamanhos e modelos de acordo com dimensionamento que cada máquina. Na escolha da presilha, é fundamental para elaboração do orçamento informar se ela será utilizada em uma máquina rosca na placa, rasgo T ou ambos os formatos ao mesmo tempo. São vendidas completas ou somente a presilha, quando completas podem usar os parafusos T DIN 787 ou conjunto DIN 6521 de porca T e prisioneiros ou até mesmo parafuso sextavado para fixação em rosca na placa. As presilhas de fixação são conhecidas por diversos nomes no Brasil dependendo do estado, dentre os mais conhecidos destacam-se: grampos de fixação, garras de fixação, lachas ou laxas para fixação, elemento de fixação, etc.

As presilhas de fixação quando dimensionadas de forma correta, dispensam a utilização de calços ou qualquer outro recurso que não traga segurança ao processo. As presilhas mencionadas acima pode possuir um sistema de aperto mecânico onde necessita o torque na presilha a ser realizada pelo usuário ou com o sistema de fixação hidráulico onde a fixação será feita com o auxilio de uma bomba hidráulico com manômetro de pressão.

A principal finalidade das presilhas de fixação é a de fixar de forma rápida e segura o ferramental na máquina a ser trabalhada sempre seguindo as principais normas DIN’s para os produtos. A Previsão também trabalha com alguns elementos essenciais para fixação com a porca t DIN 508, porca com flange DIN 6331, porca de extensão DIN 6334 e arruela DIN 6340. Fabricamos qualquer peça especial para alguns casos onde a fixação envolve um detalhamento mais técnico do processo a ser executado.